logo byyou blog

Cronograma capilar – O que é e como fazer

Em resumo, cronograma capilar é uma rotina de cuidados com o cabelo que une hidratação, nutrição e reconstrução. É indicado para todos os tipos de cabelo, mas os resultados são mais visíveis em cabelos mais necessitados, como os que contêm química, descoloração, tintura ou alisamento. Além disso, a técnica repõe nutrientes que os fios perdem devido ao contato com poluição, água quente, sol, mar, cloro, secador, chapinha e babyliss.

Para que você compreenda perfeitamente o processo, conheça melhor cada etapa:

  • Hidratação – responsável pela reposição de água na fibra capilar. São indicados produtos que contém extratos vegetais, pantenol, glicerina, aloe vera, silicones, vitaminas, mel e açúcares, colágeno e proteínas hidrolisadas. Uma ótima opção é a máscara HYDRA+, da By You, que confere maciez, maleabilidade, penteabilidade, brilho e suavidade aos fios.

– Uma dica extra é potencializar o efeito do produto com bepantol líquido.

  • Nutrição – responsável pela reposição da oleosidade natural na fibra capilar. São indicados produtos que contêm óleos e manteigas vegetais, ceramidas, proteínas hidrolisadas e tutano. A máscara NATURE ALL, da By You, devolve aos fios o efeito de sedosidade e confere brilho sem pesar, eliminando o frizz. Além disso, é ótima para realizar umectações.

– Para potencializar a ação do produto basta adicionar uma colher pequena de azeite de oliva, óleo de coco ou óleo de girassol à porção que for usar.

  • Reconstrução – responsável pela reposição proteica na fibra capilar. São indicados produtos que contêm queratina, creatina, arginina, cisteína, colágeno, proteína hidrolisada e aminoácidos.

O cronograma capilar deve ser seguido para cada necessidade, conforme mostra a tabela a seguir. Vale lembrar, porém, que não existe uma regra. A ideia é você apostar nos procedimentos (hidratação, nutrição e reconstrução) e ir sentindo como o seu cabelo reage, conseguindo detectar “do que ele mais precisa”.

 

 

Para quem quer adotar o cronograma capilar, saiba que vai demandar um pouco mais de tempo e de dedicação às madeixas. E é bom ressaltar que depois de seguir a técnica à risca por dois ou três meses, é importante deixar o cabelo descansar por um tempo. É trabalhoso, mas os resultados são surpreendentes. Se joga!

Comentários (0)

Loading...