logo byyou blog

Razões e tratamentos para a queda de cabelo

Você já deve ter tido um sonho onde acorda linda e preparada para um evento importante quando, de repente… cadê seu cabelo?! Sonhos com a possibilidade de ficar careca são tão comuns quanto alguns dos nossos piores pesadelos…

O que deve te acalmar de um sonho como esses é que a queda dos fios, se virar realidade, pode ser contornável de diversas formas. O que não dá é para ignorar a situação achando que ela irá embora sozinha.

Queda de cabelo é um assunto polêmico e intenso. Afinal, as razões para que os cabelos caiam podem ser tanto simples e normais, como o fato de que nossos fios estão em constante renovação, quanto mais complexas, como sintoma ou consequência de doenças graves. Por isso, além de cuidar bem dos fios, é importante consultar-se com um dermatologista sempre que você sentir que algo não está indo bem na cabeleira.

Principais Causas da Queda de Cabelo

Via de regra, existem algumas razões pelas quais os cabelos podem cair mais do que a quantidade diária considerada normal. São elas:

  • Utilização de medicamentos quimioterápicos, como os do tratamento contra o câncer;
  • Problemas hormonais, como os ocorridos no pós-parto ou vindos de desequilíbrio da tireoide;
  • Causas genéticas, como a alopecia androgenética, também conhecida como a famosa “calvície” (que atinge 70% dos homens e 40% das mulheres);
  • Alopecia areata, quando a queda provoca o aparecimento de pequenas ou grandes áreas sem cabelo;
  • Tricotilomania, quando a pessoa tem o hábito de arrancar os cabelos, ou alopecia traumática;
  • Fatores nutricionais, relacionados principalmente à falta de zinco e ferro;
  • Uso inadequado de cosméticos.

De toda essa lista, pelo menos dois itens podem ser mudados instantaneamente para evitar a queda dos fios: ter uma nutrição balanceada e escolher os melhores cosméticos para os tratamentos capilares.

Problemas genéticos ou decorrentes do uso de medicamentos podem ser tratados no consultório médico, mas raras são as vezes, principalmente nas mulheres, em que o diagnóstico é mais complexo. Se você não tem caso de calvície na família, tem boa saúde e se alimenta bem, por exemplo, é bem provável que seus fios estejam enfraquecidos pelos tratamentos “milagrosos” que você anda fazendo dentro e fora do salão. O excesso de química, aliado aos produtos inadequados, podem ter, nos cabelos, o mesmo efeito de uma bomba atômica.

Nessa linha, a oleosidade do couro cabeludo é um dos grandes inimigos dos fios saudáveis. Ou seja: é preciso rever muito bem o que anda pela sua cabecinha quando se trata de cosméticos para cabelos. De vez em quando é bom fazer um Detox com os produtos certos, mesmo quando os fios não estão caindo mais que o normal. Só isso já ajuda a prevenir uma situação fique mais difícil de ser tratada.

No salão, é bom pedir o tratamento ByYou com Scalp Treatment, que conta com um produto para ficar em contato direto com o couro cabeludo, aumentando a circulação periférica para que mais nutrientes possam chegar a todo o fio.

Nosso tratamento antiqueda possui zinco associado ao cobre na sua composição. Isso ajuda a regularizar a oleosidade excessiva através da redução de atividade da enzima 5 alfa redutase, responsável pela regulação da secreção sebácea.

Mas, mesmo antes de sentar-se na cadeirinha para aplicar nos cabelos uma recuperação merecida, não deixe de ir à dermatologista para ver se essas são soluções viáveis para o seu problema. No caso dos cabelos, é melhor pecar pelo excesso de cuidados do que pela desinformação.

Dicas para Evitar a Queda de Cabelo

Digamos que você faça parte de um grupo no qual a queda de cabelo é algo pontual: vem mesmo da nutrição desequilibrada, do estresse ou de uma bagunça hormonal que vai rapidamente passar. Nesses casos, a queda pode ser evitada com dicas bem simples. Duas delas nós já falamos: usar os melhores produtos possíveis para as madeixas e se alimentar de forma saudável, privilegiando itens que possuam as vitaminas H, B5, A e E. Contudo, não são só essas duas coisas que podem te ajudar a sair do pesadelo da queda de cabelo.

Uma delas é parar de pentear os fios enquanto eles estão molhados. Propensos a se quebrar nessa condição, os cabelos se tornam mais fracos com o passar do tempo, e caem bem antes da hora. O cuidado, então, deve ser redobrado: é preciso evitar a escova e usar sempre o pente certo para seu tipo de cabelo.

Enxaguar bastante os fios, tirando qualquer resíduo de xampu ou condicionador, também é um hábito para acabar de vez com esse cai cai na cabeleira. Quando precisamos lavar depressa esse detalhe acaba passando despercebido, e não é incomum sairmos do chuveiro com os cabelos emplastados de produtos. Além de dar um aspecto feio, esse desleixo pode causar efeitos irreversíveis.

Seguindo esse raciocínio, nem precisamos falar sobre dormir com o cabelo, né? Esse pode ser um combo desastroso…

Se a causa da queda dos fios for um problema hormonal ou genético, evite com todas as forças as químicas mais agressivas às madeixas. Elas não só podem piorar uma situação já bem ruim quanto também podem tornar precoce um problema que só iria aparecer daqui a muitos anos.

E, não custa lembrar, tome conta do seu cabelo com carinho. Nada de ficar testando 1001 novidades de xampu e condicionador da farmácia só porque eles estavam com o preço mínimo, para evitar o terrível ditado do “o barato que sai caro”. Utilize na cabeleira apenas produtos de qualidade e comprometidos com os ativos propostos na embalagem, pois são eles que trarão os melhores resultados.

Pense assim: se for pra sair de casa e não fazer o melhor tratamento possível nos meus fios, eu nem saio”. Porque, no fim das contas, são os melhores produtos que, além de evitar a queda de cabelo, vão fazer com que seus fios sejam sempre – e com o perdão do trocadilho – duros na queda.

Comentários (0)

Loading...